Sejam bem-vindos ao paraíso

Riquezas natuais e conforto são os atrativos da Ilha de Maré e da Pousada e Restaurante Encontro das Águas. Venham conferir de perto!

sábado, 6 de março de 2010

Ilha de Maré: paraíso natural


Mapa com a localização da Ilha de Maré e a Baía de Aratu.

A Ilha de Maré está situada ao leste da Baía de Todos os Santos, a cinco quilômetros de São Tomé de Paripe. Ilha de paisagens belíssimas, com praias de águas claras e areia fina, é cercada por todos os lados de uma vegetação densa, formada por mangueiras, coqueiros, cajueiros, bananeiras e cana brava, que serve de matéria prima para a fabricação de cestas.

Seus principais atrativos turísticos são as praias de Itamoabo – com seus artesanatos de rendas e bicos – e das Neves, sendo a Igreja de Nossa Senhora das Neves um outro atrativo importante. Além de Itamoabo, outros sete povoados se destacam na ilha: Botelho, Santana das Neves, Praia Grande, Bananeiras, Porto dos Cavalos e Martelo, sendo o Arraial de Santana considerado o coração da ilha. Dentre os seus festejos populares destacam-se a Festa de Nossa Senhora das Neves, festejada na primeira quinzena de agosto, e a Festa do Bom Jesus do Amparo.

Atrativos

-IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS NEVESA capela está situada na Ilha de Maré, próxima ao povoado de N. S. das Neves. A ermida, em cuja vizinhança existem poucas casas, está implantada a meia altura de uma colina que termina em uma praia tranquila. Magnífica implantação paisagística.
Edifício de notável mérito arquitetônico. O corpo central é, provavelmente, do século XVI. A parte mais antiga da construção é constituída pela nave recoberta de abóbada de berço de pedra, e capela-mor de tipo absidal.

A este corpo teriam sido acrescidos, posteriormente, corredores laterais. Há uma imagem de N. S. das Neves, de cedro, já referida no Santuário Mariano (1722), e outras de menor importância. A sineira em arcada, revestida de embrechados de louças, parece ser do séc. XIX.

Histórico arquitetônico: 1552 - Segundo alguns autores a igreja foi inaugurada nesse ano e mandada construir por Bartolomeu Pires, mestre da capela da Sé que alí possuía um engenho de açúcar; 1587 - Gabriel Soares observa: "Uma igreja de N. S. das Neves muito bem consertada..."; 1722 - O Frei Agostinho de Santa Maria, no Santuário Mariano, depois de dizer que a ermida foi construída mais ou menos em 1584, escreveu: "Esta fundada em muito bom e alegre sítio e tem sua porta principal voltada para o ocidente e tem outra lateral para a parte sul". Esta porta a que se refere Frei Agostinho, hoje é interna, o que pressupõe que a ala direita, apesar do aspecto e da simetria com a esquerda, não existia naquela época.

Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

- PESCADORES DE SIRINão só de peixes vivem os pescadores; existem aqueles que se dedicam a pegar siris. Os barcos levam as canoas até alto-mar, nas proximidades de Ilha de Maré, lá as canoas saem dos barcos e, com o mar iluminado por candeeiros, os pescadores de siri jogam no mar o munzuá, espécie de caixa com furos para pegar o siri, voltando no dia seguinte para buscar o que foi pescado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário